10 itens para checar seu carro antes de uma viagem

Compartilhe nas redes sociais

10 itens para checar seu carro antes de uma viagem

Se você é um bom proprietário, sabe a importância de checar seu carro antes de partir para uma longa viagem, certo? As férias são ótimas para relaxar, mas um simples acidente na estrada pode tornar o passeio agradável em um pesadelo.
Mesmo com a revisão em dia, imprevistos podem acontecer em momentos menos esperados. Continue lendo nosso artigo para montar um check list do que você precisa verificar no seu carro antes de viajar.

1. Checar seu carro: Verifique óleo, combustível e filtros de ar
O primeiro item a checar seu carro é o óleo do motor. Essa é umas das atividades de manutenção mais simples, mas muito importante para economizar e não estragar a viagem.

O melhor momento para verificar o nível é quando o motor está frio. Se necessário, efetue as trocas dos filtros e lubrificantes conforme o manual. Encher o tanque em um posto de confiança antes de pegar a estrada também é necessário para evitar imprevistos.

2. Cheque o estado da bateria
A bateria deve estar em boas condições e bem carregada, já que é um dos elementos responsáveis por ligar o carro. Além disso, também ajuda a desempenhar tarefas ligadas ao sistema elétrico. Uma bateria chega a durar entre três a cinco, por isso, se estiver muito perto desse período faça uma troca antes de partir.

3. Checar seu carro: Analise os freios
Para evitar acidentes, cheque o fluído do freio, bem como possíveis vazamentos ou folgas. Em caso de ruídos, pedal duro, trepidação ou perda de eficiência leve o carro para uma avaliação minuciosa. Os freios são componentes de checar seu carro que precisam de uma atenção maior em relação ao motorista.

4. Analise a suspensão e balanceamento
O funcionamento desse sistema é mais que necessário para o carro, já que ele é responsável pela estabilidade do veículo. Preste atenção para possíveis vibrações no volante, pois elas podem indicar uma roda desbalanceada ou direção desalinhada.

5. Checar seu carro:Velas e cabos
A vela de ignição é responsável pela troca de temperatura com o motor e pela geração de faíscas dentro da câmara de combustão, o que garante movimentação ao motor.

Por outro lado, os cabos conduzem a alta tensão, produzida pela bobina ou transformador, até a vela, impedindo fugas de corrente e garantindo que não haja falhas. Por causa disso, são dois elementos importantíssimos para checar seu carro antes da viagem.

6. Revise as condições do radiador
Se você foi ao mecânico recentemente conferir as condições da válvula termostática, da bomba d’água, das mangueiras e do radiador, tudo o que você precisa fazer agora é garantir que o nível de água está adequado.

Vale a pena também adicionar um anticongelante se estiver indo à um lugar com temperaturas muito baixas.

7. Checar seu carro:Correia dentada
A correia dentada está ligada o eixo-comando de válvulas ao virabrequim, fazendo com que as válvulas abram e fechem no momento exato e o virabrequim se mantenha sincronizado com esse sistema. O rompimento dessa peça pode trazer danos graves ao motor, por essa razão não esqueça de checar seu carro e fazer a troca preventiva se necessário.

8. Verifique as condições dos pneus
Antes de entrar na estrada é importante verificar as condições dos pneus e, se estiverem utilizáveis, mantê-los calibrados, incluindo o estepe. Uma dica é colocar de duas a três libras a mais no reserva. Isso irá evitar que você seja surpreendido com um pneu murcho em um momento de emergência.

9. Checar seu carro: Sistema elétrico, faróis e lâmpadas
Para viajar com segurança e não ter problemas com a lei, é importante fazer um check-up tanto na bateria – como citado no segundo tópico – como também no alternador, motor de partida e nas lâmpadas do veículo.

É um passo muito importante para checar seu carro, ter maior segurança ao enfrentar neblinas, dias de chuvas e as noites na estrada.

10. Analise a caixa de ferramentas
Por fim, mas não menos importante, verifique se sua caixa de ferramentas está completa. Além disso, não se esqueça dos itens de segurança, como o triângulo. Não se esqueça de que você pode precisar trocar um dos pneus no meio da estrada ou fazer qualquer outro reparo que necessite de ferramentas específicas.

Checar seu carro não é uma tarefa difícil, pelo contrário essa é uma atividade que apenas requer um cuidado extra nas condições atuais do seu veículo. Busque colocar em prática todas as dicas que aprendeu ao longo deste post e garanta a sua segurança na estrada.

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações

Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar