As principais peças do carro que você precisa conhecer!
Quanto maior for o seu conhecimento em relação às peças do carro, maiores serão as chances de você obter bons preços, tanto em lojas especializadas quanto nos serviços prestados por mecânicos.
Além disso, é uma excelente maneira para evitar possíveis orçamentos fora da realidade ou até mesmo para fugir de profissionais mal intencionados que, infelizmente, ainda existem no mercado.
Para te ajudar, vamos explicar neste post o funcionamento de cinco das principais peças do carro. Ficou interessado? Então venha com a gente!
1. Velas de ignição
Elas ficam no cabeçote do motor e conduzem a corrente elétrica do transformador até a câmara de combustão. Dessa maneira, inflama a mistura de ar e combustível, gerando uma alta tensão.
Quando as velas não funcionam adequadamente, haverá dificuldade para você ligar o motor. A aceleração do veículo também pode ser afetada.
2. Filtro de óleo
Como a combustão geralmente traz impurezas, o filtro de óleo tem a função de eliminar resíduos e sujeiras no sistema de lubrificação que possam atingir o motor.
Entre elas, podemos citar partículas de metais e poeira. Revestido por um papel especial, o filtro retém as impurezas, preservando as peças contidas em todo o sistema do motor.
O filtro deve ser trocado a cada duas mudanças de óleo lubrificante do motor ou pelo número de quilometragem recomendado no manual do seu carro.
3. Pistão
Conhecido também como êmbolo, fica localizado dentro dos cilindros e tem um formato bem parecido com um pedal de bicicleta.
A função do pistão é receber a explosão da mistura de ar e combustível, contribuindo com um deslocamento de gases, o que faz a peça passar a força expandida para frente, alimentando a potência do motor por meio da energia gerada pela combustão.
O pistão tem de dois a cinco anéis, de acordo com o tipo de veículo. Além de controlar a temperatura, ele também influencia para não deixar o consumo de óleo aumentar.
4. Caixa de câmbio
A caixa de câmbio é um multiplicador de velocidade e pode ser manual ou automática. Trata-se de toda a engrenagem que completa o sistema de marcha do seu carro, funcionando segundo as escalas de velocidade do motor ou multiplicação do torque.
Cada marcha é um par de engrenagens com dentes diferenciados ou raios. E a velocidade do giro do motor influencia no engate por meio de uma sincronia para cima ou para baixo. O câmbio comunica às rodas a intensidade da potência que será transformada em energia mecânica.
5. Suspensão
Responsável pelo sistema de estabilidade do veículo, a suspensão absorve todos os impactos do solo, como desníveis, buracos ou objetos que estejam na pista. Situada nas rodas, é uma peça do carro que expressa possíveis problemas por meio de ruídos.
No sistema, também estão contidos a barra estabilizadora, o pivô, o braço oscilante, a mola e o amortecedor. Todos ficam integrados na suspensão e respondem aos impactos. A manutenção preventiva é o melhor caminho para evitar possíveis perdas em todas as peças.
Como existem muitas peças a serem conhecidas, o mais importante é sempre manter-se atualizado com informações bem apuradas. Conhecer as peças do seu carro é tão importante quanto mantê-lo conservado. Afinal, sempre haverá um momento em que a substituição de algum componente será necessária.
Para ficar por dentro do mundo do automobilismo, acesse nossas redes sociais para receber outras dicas como essa!
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Fonte:http://www.portalautoshopping.com.br/blog/as-principais-pecas-do-carro-que-voce-precisa-conhecer/