Câmbio automático e automatizado: qual é a diferença entre eles?
O fim da troca de marchas de forma manual talvez não esteja tão próximo como muitos imaginam. Porém, a automatização dessa tarefa já é tendência no mercado automotivo há alguns anos, fazendo com que vejamos cada vez mais veículos dotados de diversas tecnologias.
O que muitos ainda não sabem — ou simplesmente não perceberam — é que existem sistemas diferentes de troca automática de marchas. Neste texto, você vai descobrir como cada um funciona e suas vantagens e desvantagens.
Como é o funcionamento do câmbio automatizado?
O câmbio automatizado funciona com os mesmos componentes do tradicional câmbio manual, como a embreagem e a caixa de marchas. A diferença é que, nesse sistema, existem sensores que analisam o funcionamento do motor e enviam sinais para os atuadores, responsáveis por fazer as mudanças de marchas automaticamente.
Para simplificar a ideia, é como se um robô tivesse o papel de apertar a embreagem e movimentar a alavanca da marcha. Os câmbios Dualogic, iMotion e Easytronic, mencionados no início, são sistemas automatizados da Fiat, Volkswagen e GM, respectivamente.
Para os que buscam um melhor desempenho, existe ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem. Nesse sistema, dois discos de embreagem trabalham em conjunto, engatando as marchas seguintes e reduzindo os intervalos e os trancos na hora da troca. As marchas pares e a ré ficam sob o controle de uma embreagem e as ímpares ficam com a outra.
Além de ter um custo de aquisição menor, a manutenção de um câmbio automatizado também costuma ser mais simples e barata, já que existem peças e mão de obra em grande quantidade no mercado. Outra vantagem é que esse câmbio não causa grande impacto no consumo de combustível.
Como funciona o câmbio automático?
O câmbio automático funciona com componentes especialmente projetados para sua função. No lugar das peças de uma transmissão tradicional, esse sistema conta com dispositivos hidráulicos e módulo eletrônico. Onde normalmente fica a embreagem, há um conversor de torque. A troca de marchas acontece de acordo com critérios do próprio sistema.
Nesses sistemas a troca de marcha é praticamente imperceptível. Entre outros fatores, isso acontece devido ao conversor de torque. Essa peça faz a conexão entre o motor e o câmbio. A rotação é transmitida por meio do óleo. Quando o motor está no giro mínimo, o óleo está em baixa pressão e o carro consegue ficar parado com uma leve pressão no freio.
Isso tudo garante uma direção mais confortável, com trocas de marchas mais suaves e total liberdade ao motorista. Em contrapartida, tanto o valor de compra quanto as manutenções que envolvem o câmbio automático são mais caros quando comparamos com o modelo automatizado.
Alguns cuidados preventivos rotineiros são fundamentais para garantir o bom funcionamento do câmbio automático, como a verificação do sistema de refrigeração e a troca do fluído de transmissão. Também é importante considerar que, como as trocas de marcha são mais longas, o consumo de combustível tende a ser ligeiramente elevado.
Quais as principais diferenças entre esses sistemas?
Embreagem
Automatizado: acionada por atuadores hidráulicos. Em alguns veículos, existem duas embreagens.
Automático: no lugar da embreagem existe o conversor de torque.
Número de marchas
Manual e automatizado: normalmente 5.
Automático: 5 ou mais.
Tipo de engrenagem no câmbio
Manual e automatizado: engrenagens com dentes helicoidais.
Automático: engrenagens planetárias.
Quais os pontos positivos de cada câmbio?
Automatizado:
Mais confortável do que o manual.
Manutenção mais simples, se comparado com o automático.
Preço mais acessível do que o automático.
Automático
Maior conforto, principalmente em longas distâncias.
Mudanças de marcha suaves.
Permite que o motorista se concentre mais no trânsito.
Trocas de marcha imperceptíveis.
Fácil operação.
Quais os pontos negativos de cada um?
Automatizado
Há um leve atraso nas mudanças, a depender do modelo.
Quando não é operado corretamente, acontecem alguns trancos.
Automático
Preço elevado, se comparado com o manual.
Exige manutenção especializada.
Consumo de combustível levemente maior.
Autor: ChipTronic
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