Chegou a hora de trocar pneus? Descubra aqui!

Compartilhe nas redes sociais

Chegou a hora de trocar pneus? Descubra aqui!

Chegou a hora de trocar os pneus do seu veículo? Apesar de ser uma pergunta simples, muitos motoristas ainda não sabem identificar os sinais de desgaste dos pneus. O resultado disso é que eles colocam em risco a segurança do motorista e dos pedestres no trânsito.

Para evitar que isso aconteça, selecionamos aqui alguns sinais de que os pneus estão desgastados e precisam de reparo ou troca. Vamos lá?

Confira o prazo de validade para trocar pneus 
Existe prazo de validade para trocar os pneus do veículo. De modo geral, o indicado é substituí-los pelo menos a cada 6 anos ou de acordo com as recomendações do fabricante. O ideal é que você consulte o manual do equipamento.

Caso não consiga encontrar o manual, verifique os números que estão localizados na parte lateral dos pneus. Os quatro últimos dígitos representam a semana e ano da fabricação desse equipamento. Na prática, 2019 significa que o pneu foi produzido na 20ª semana do ano de 2019.

Verifique sinais de desgaste nos pneus
Um pneu desgastado tem mais chances de aguaplanar se comparado com um pneu em bom estado. Quando o equipamento está depreciado, o motorista sofre com problemas como:

– Dificuldade de frenagem;
– Problema de dirigibilidade;
– Prejudica a aderência no solo;
– Aumenta o risco de acidentes no trânsito.

Mas acredite, um pneu não se desgasta apenas com o uso contínuo. Pelo contrário, o local onde ele é armazenado também afeta a sua durabilidade. Pneus guardados em locais exposto ao sol e ao ar livre, certamente irão se desgastar mais rápido.

Observe bolhas na lateral dos pneus
O aparecimento de bolhas é outro sinal que está na hora de trocar os pneus do seu carro. Normalmente, elas aparecem quando o veículo circula em estradas com pedras e buracos que afetam o bom estado do pneu.

Se você perceber um inchaço na lateral, significa que o quadro interno foi danificado e a pressão do ar atingiu as camadas externas do pneu. Nessas situações, a integridade do equipamento foi reduzida, aumentando a chance dele falhar subitamente na estrada e causar um acidente grave.

Vibração no volante
As estradas em péssimas condições, buracos e outros problemas na estrada danificam a estrutura dos pneus. Como consequência é normal que o volante comece a vibrar repentinamente. Em situações assim é preciso ficar atento, pois está na hora de trocar os pneus.

Para solucionar esse problema, você precisa fazer o balanceamento dos pneus o quanto antes. Isso irá evitar problemas no trânsito e garantir sua segurança na estrada. Mas se após isso, a vibração continuar significa que o pneu está completamente danificado e precisa ser trocado o quanto antes.

Verifique se há desgaste na borracha
Os sulcos dos pneus indicam o desgaste da borracha e o momento de fazer a troca dos pneus. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter até 1,6 mm de profundidade para rodar bem na estrada.

Para conferir isso é simples, basta fazer o famoso teste da moeda. Coloque uma moeda de R$1,00 nos sulcos, localizados na parte mais grossa do pneu. Se a moeda entrar completamente e não for possível ver a parte dourada, não precisa trocar os pneus.

Caso contrário, ou seja, se você visualizar a parte dourada da moeda é bom ficar atento. Pois, é a hora de mudar os pneus que estão desgastados.

Agora que você conhece todos os sinais para trocar os pneus, não coloque esse cuidado em segundo plano. Assim que perceber os primeiros defeitos, providencie a troca ou até mesmo o reparo dos pneus, o mais rápido possível.



Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar