Aprender como dirigir carros automáticos não é uma tarefa difícil. No entanto, alguns motoristas sentem dificuldades em se adaptar com os novos mecanismos desse veículo. Sobretudo, aqueles motoristas experientes com veículos manuais e sem tanta tecnologia.
A boa notícia é que existem algumas dicas simples que podem te ajudar a adaptar a sua forma de dirigir. Como elas são práticas, você não sentirá dificuldade de usá-la no dia a dia no trânsito.
Como dirigir carros automáticos ?
Não há mistério em aprender como dirigir carros automáticos, tudo é questão de prática. Para comprovar isso, selecionamos algumas dicas práticas de como manobrar o seu novo veículo. Vamos lá?
Evite engatar a ré com o veículo em movimento
Engatar a ré quando você está em um engarrafamento, não é uma boa ideia em um carro automático. Isso acontece porque, essa manobra causaria um problema no câmbio automático e danificaria os componentes do veículo.
Por isso, evite usar essa manobra quando estiver preso em um engarrafamento. Assim, você não terá dores de cabeça no futuro com o seu carro automático.
Acione o freio de estacionamento, quando for estacionar no morro
Quem tem um carro automático conhece a dificuldade de subir ou descer morros ou ladeiras. Esse tipo de veículo costuma apresentar problemas, deixando os motoristas desesperados e em apuros.
Para evitar que isso aconteça basta usar essa dica de como dirigir carros automáticos em ladeiras. Bom, o primeiro passo é acionar o freio de estacionamento e logo após colocar a alavanca no ponto P. Na hora de sair, inverta essa operação, ou seja, coloque a alavanca em D e depois solte o freio de mão.
Utilize o freio motor
Fique atento e não engate o “N” na hora de passar por terrenos em declive. Por ser como um ponto morto de um carro manual, ele vai exigir mais dos freios, pois terão que segurar todo o peso do veículo sozinhos.
A dica aqui é tirar o câmbio do “D” e mudar para uma marcha mais forte como a terceira ou quarta. Dessa forma, a caixa de marchas do veículo vai ajudá-lo a se segurar, o que é chamado de “frio motor”.
Essa simples mudança também pode evitar o desgaste anormal da caixa. Afinal, na maioria dos casos, o “N” interrompe a lubrificação do motor.
Troque o óleo do câmbio automático
Quem deseja saber como dirigir carros automáticos também precisa ter em mente que a troca de óleo do câmbio deverá ser feita. Embora alguns veículos dispensem essa necessidade, é importante fazer uma consulta ao manual do proprietário.
Nele, você poderá saber se o modelo do seu carro tem ou não essa exigência. Nesses últimos casos, o ideal é fazer uma checagem periódica do nível do fluido, pois podem surgir vazamentos que irão prejudicar o bom funcionamento do carro automático.
Use os 2 pés para os 2 pedais
Usar apenas o pé direito quando você dirige um carro automático é um hábito típico de quem dirigia um veículo manual. Contudo, com um pedal a menos, não a necessidade de manter o pé esquerdo parado, pois você pode acelerar com o pedal direito e usar o canhoto no freio.
Mas atenção! Não mude a sua forma de dirigir de uma hora para outra, nem faça essas mudanças em alta velocidade. Faça as mudanças de maneira gradual para que os seus pés se acostumem à nova tarefa.
Ao seguir essas dicas de como dirigir carros automáticos, você poderá melhorar a sua experiência com esse tipo de veículo. Além disso, elas podem ajudá-lo a preservar o bom funcionamento do carro. Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações.