Saiba quais são as recomendações de especialistas para que seu carro fique protegido durante a pandemia
Por conta do isolamento social, o fluxo de pessoas se tornou muito menor nas cidades, e os carros estão passando muito mais tempo parados. A pintura de um automóvel exige alguns cuidados para que permaneça intacta, inclusive durante a quarentena.
A Autoesporte conversou com Ricardo Vettorazzi, gerente técnico de repintura automotiva da PPG, sobre quais medidas de proteção precisam ser tomadas para preservar a pintura do seu carro.
Um dos principais cuidados é lembrar-se de estacionar o automóvel em um local coberto e com sombra para evitar incidência direta de fatalidades climáticas. Além disso, é importante observar se o local é limpo e livre de possíveis contaminações, como seiva de árvore, sujeira intensa ou névoa de tinta, causada por uma possível pintura de portão, por exemplo.
Mas e se não tiver garagem?
“Alguns acessórios como capas automotivas de materiais adequados, podem ajudar a evitar contaminantes externos na pintura enquanto o carro está parado”, adiciona Ricardo. Entretanto, é necessário que o material seja adequado para o uso, por exemplo, se o carro fica exposto em local sem cobertura, é interessante que a capa seja impermeável.
Além disso, é preciso verificar se o automóvel está com muita poeira ou umidade antes de ser coberto por uma capa, pois a sujeira pode contribuir para riscos e manchas.
Outra dica é não exagerar no polimento do carro, pois se for feito com frequência pode não ser tão eficiente na conservação da pintura.
Para a lavagem do carro, o especialista recomenda o uso de sabão com pH neutro. “Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes na superfície pintada. No caso de eventual queda de produtos químicos/limpeza ou qualquer outro material (em particular, fezes de aves), é importante lavar a área afetada imediatamente com água“, alertou.
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações