Iniciou-se no século XIX, onde o carro perdeu a semelhança com as carruagens, antes movidas a cavalo, e passando a utilizar o vapor para sua locomoção.
E como a maioria das invenções, o automóvel também não foi criado em único dia, ele passou por diversas evoluções e inventores.
Então nós da Brisa Veículos vamos te mostrar toda essa evolução. Vamos lá?
Automóveis a vapor
A evolução do automóvel teve inicio por volta de 1769, com a criação do motor a vapor de automóveis capazes de transportar humanos,
A partir dessa ideia principal, o engenheiro francês Nicolas-Joseph criou em 1769, o carro movido a vapor, considerada uma das primeiras invenções do que viria a ser o automóvel.
A invenção de Nicolas, pouco se popularizou, mas em 1800 já existiam ônibus a vapor circulando por Paris, que funcionavam a base da queima do carvão, eles eram pesados, e muito barulhentos, e acabou sendo ate mesmo proibidos na Inglaterra, mesmo sendo um dos principais meios de locomoção.
Automóveis elétricos
Depois de muita persistência em meados de 1830, Thomas Davenport inventou o veiculo elétrico, que foram sendo aperfeiçoados diariamente, eles eram alimentados por baterias, sendo rápidos e silenciosos, porem não percorriam longas distâncias, pois logicamente dependiam de carga das baterias.
Automóveis com motor
A partir de 1850 houve um salto tecnológico, a invenção do motor a explosão e a descoberta da utilização do petróleo como combustível.
Automóveis com combustão interna
Criado por Étienne Lenoir, no ano 1860, o automóvel com essa combustão interna, é o mesmo princípio utilizado nos motores ate o dia hoje, sendo a queima do combustível dentro de um cilindro
Automóveis a gasolina
E então no ano de 1886 foi considerado o ano de nascimento do automóvel moderno, pelo inventor alemão Karl Benz, que juntamente com Gottlieb Daimler, montaram duas fábricas de automóveis movidos a gasolina sendo considerados os pioneiros do carro moderno.
Fabricação e comercialização
Depois dessa invenção, teve início a corrida pela produção e venda de automóveis, a primeira a iniciar foi a empresa francesa conhecida pelo nome de Panhard et Levassor.
E então no ano de 1892, o conhecido Henry Ford fabricou seu primeiro automóvel, o Ford, na América do Norte, trazendo modernização ao seu tempo, fabricando carros padronizados em massa, por isso o século 20 passou a ser chamado o século do automóvel, tendo essa evolução definitiva graças a Henri Ford.
Chegada ao Brasil
O primeiro automóvel chegou ao Brasil, em novembro de 1891 o Peugeot, equipado com motor, movido a gasolina, 3,5 cv de potencia máxima, para Alberto santos Dumont, que o guardou em garagem construída, e tudo leva a crê que ele o comprou pra estudar o motor, pois o automóvel não era visto na rua.
E então no ano de 1919, deu-se inicio a indústria nacional, com as primeiras linhas de montagem do Ford Modelo T, a segunda fabricante foi a General Motors em 1940.
Essa montagem de unidades importadas permaneceu ainda depois da guerra, quando Juscelino Kubitschek iniciou a implantação da indústria automobilística no país.
Nas décadas seguintes, foi bastante evolução e revolução para a indústria nacional, muitos modelos, cores, velocidade e etc.
E nos dias atuais além da produção, a comercialização dos automóveis estão sempre em alta, tanto de novos como usados, pois o brasileiro é super vaidoso, eles gostam de ter um bom carro, seja ele novo ou usado.
Viu como a evolução dos veículos foi processo bastante longo e passou por diversos inventores, por isso se deseja aprender mais sobre carros, acompanhe nossas redes sociais, nós da Brisa Veículos, estamos sempre por dentro do assunto, e vamos adorar tirar suas duvidas e ter sua participação.