Cuidados Com A Saúde Da Bateria Do Carro

Compartilhe nas redes sociais

Cuidados Com A Saúde Da Bateria Do Carro

Um dos equipamentos do carro mais silencioso sobre seu real estado é a bateria. Se há um problema no freio, você sente ele mais duro ou o carro freando em um tempo e espaço maior. Se é a embreagem, é necessário uma grande força para você apertá-la. O pneu é só uma observação mais cautelosa que dá para ver se ele está careca. Mas, e a bateria? Como saber que ela está chegando ao fim da vida e não ficar na mão por conta disso?

No painel de instrumentos, a luz sobre o dispositivo não informa que a vida útil está chegando ao final. Ela serve para informar sobre algum problema com o alternador ou com dano físico. Já em alguns veículos mais modernos,  o computador de bordo avisa para o motorista sobre a saúde elétrica do veículo. Porém, a grande maioria não avisará que o fim está próximo. Para que você não precise esperar o momento de bater a chave e não conseguir ligar o automóvel, siga as instruções a seguir, para que ninguém o veja tentando pegar o carro no tranco ou ligando para um amigo de madrugada.

Marcos Paulo Nogueira, técnico em baterias da Irmãos e Amigos, explica que com o passar dos anos as montadores fizeram algumas mudanças nas leituras dos veículos, mas mesmo assim, é necessário que o motorista fique atento aos sinais do componente como: ar condicionado e rádio começarem a falhar. Veículos produzidos mais recentemente conseguem avisar de outra maneira, com o vidro fechando mais lentamente. E até o tradicional fazer o carro pegar na terceira vez que você girou chave, é um bom aviso sobre o que está acontecendo. Se os problemas ficarem crônicos, pode saber que está na hora de fazer a troca.

Fique atendo, o tempo de ciclo para o coração elétrico do seu carro é no máximo de 2 anos e meio. Para aqueles que possuem veículos com um sistema elétrico mais complexo, é estourando dois anos. Já perto dessa época, fique de olho sobre os sinais.

Vai fazer uma viagem longa ou usa pouco o automóvel? Segundo Marcos Paulo, isso não é bom para as baterias, já que as placas do aparelho começam ficar preguiçosas, pois entendem que vão trabalhar só depois de um tempo. É indicado que algum amigo acione o motor em caso de você estar fora de casa ou você mesmo fazer isso uma vez por semana. Tirar o polo negativo é um mito, pois será a mesma coisa de deixar o carro em repouso.

Outra dica útil é se seu automóvel está em um lugar seguro, apenas feche os vidros, mas não acione o alarme. Para os taxistas é melhor evitar deixar o carro parado com o vento do ar condicionado e o rádio ligados, pois assim a bateria terá uma vida mais longa.

Evitar o fim é inevitável, nessa hora você deve ir ao mercado e procurar uma nova bateria para seu automóvel. Escolha sempre a que tenha o selo do Inmetro, mas mesmo assim, pesquise sobre a marca e veja se ela está correspondendo bem às suas funções. As garantias costumam ser de um ano e meio, para taxistas, pelo grande uso, vão até um ano.

Se você precisa de usar muito a bateria do carro, tente sempre andar com uma reserva e com um cabo para fazer a famosa chupeta. Atenção! Não ligue polos contrários, pois você fará um curto-circuito, que pode causa um acidente sério. Outra saída é um carregador portátil, mas nesse caso você terá que esperar um tempo para tomar o seu rumo desejado.

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações

Fonte:https://seminovos.com.br/noticias/cuidados-com-a-saude-da-bateria-do-carro/

Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar