Viajar de carro é um programa muito gostoso para se fazer em família, casal ou até mesmo sem companhia. Porém, pegar a estrada com chuva exige atenção redobrada e muito cuidado ao volante.
De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), o número de acidentes nas estradas, em períodos chuvosos, aumenta em 30%. Essa estatística alarmante ocorre tanto pelo asfalto escorregadio e pouca visibilidade, quanto pela imprudência e falta de cuidado dos motoristas. Por isso, chuva e estrada é sinônimo de perigo.
Uma dica valiosa é conferir a previsão do tempo, antes mesmo de cair na estrada, e ver se não existe a possibilidade de “acontecer um dilúvio”. Saber o que vem pela frente ajuda muito na prevenção e, às vezes, atrasar em um ou dois dias o passeio pode ser o bastante para evitar riscos de acidentes.
Se realmente não tiver como fugir da viagem, a gente te ajuda com as principais dicas para dirigir com mais segurança na chuva.
– Confira o estado dos pneus
Os pneus estão diretamente ligados à aquaplanagem. Antes de pegar a estrada, confira a profundidade dos sulcos para se certificar que os pneus estão em bom estado. Caso perceba que os sulcos estão muito rasos ou completamente carecas, troque os pneus imediatamente.
– Dirija em uma velocidade segura
Geralmente, a aquaplanagem pode ocorrer em velocidades próximas dos 50 km/h, embora seja raro. Se o carro estiver acima dos 80 km/h, as chances aumentam, já que os pneus não conseguem cortar a camada de água e o carro perde o controle. A velocidade não é garantia que o carro irá aquaplanar, porém ajuda a diminuir as chances.
Por isso, andar em uma velocidade moderada é o mais recomendado, principalmente se o carro estiver próximo a uma poça de água.
– Evite usar os freios quando passar por uma poça
Se o carro estiver passando em cima de uma poça e você sentir que está começando a perder o controle, mantenha a calma. Evite frear bruscamente, pois uma freada brusca pode travar as rodas e fazer o carro deslizar.
O que você deve fazer é tirar o pé do acelerador imediatamente, não pisar no freio, e virar o volante lentamente para a esquerda e direita para retomar o controle do veículo.
– Evite atravessar correntezas
Além da correnteza, dirigir em trechos alagados leva a alguns obstáculos submersos como bueiros, troncos e pedras, arriscando ainda mais a sua integridade física e do seu automóvel.
Jamais tente atravessar os trechos que possuem correnteza, já que o seu carro pode ser levado pela força da água. O certo nessa situação é avaliar o nível de profundidade da água (se estiver acima do centro da roda, evite passar a qualquer custo).
Fonte: cavepel.com
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações