Cuidados que todo motorista deve ter no carnaval

Compartilhe nas redes sociais

Cuidados que todo motorista deve ter no carnaval

O carnaval já está chegando, e como simplesmente se trata da maior festa popular brasileira, muita gente já começa a criar muita expectativa em torno dos dias de folia que esta festa reserva.

Mas para os motoristas, é importante ter muito cuidado, já que o carnaval também significa a época do ano em que mais ocorrem acidentes de trânsito, rivalizando com as festas de fim de ano.

O Ministério das Cidades divulgou, em seu site, dicas para evitar acidentes de trânsito durante o período de Carnaval. Segundo o ministério, pesquisas comprovam que o consumo de álcool, mesmo em quantidade pequena, aumento o risco de acidentes, tanto para condutores como para pedestres. Além de provocar a diminuição de funções indispensáveis à segurança ao volante, como a visão e os reflexos, o álcool diminui também a capacidade de discernimento, estando em geral associado a outros comportamentos de risco, como excesso de velocidade e a não utilização dos equipamentos de segurança.

Leia as dicas do Ministério das Cidades:

– Evite utilizar o carro para chegar ao local das festas, evitando congestionamentos e danos ao seu veículo.
– Caso você tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica, nunca assuma a direção do seu veículo ou de qualquer outra pessoa. Pegue uma carona com um amigo que não tenha bebido ou chame um táxi. Outra boa opção é nomear, entre os membros de sua turma ou família, o “amigo da vez”, e o escolhido não poderá beber para conduzir todos em segurança.
– Se for viajar, certifique-se que o seu veículo está em boas condições.
– Respeite sempre a velocidade da via e a sinalização.
– Não dirija se sentir cansaço ou sono.
– Motorista e passageiros devem usar o cinto de segurança e as crianças colocadas em cadeirinhas ou assentos de elevação.
– Motorista estejam atentos aos pedestres. Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas durante o Carnaval, o risco de atropelamento aumenta.
– Pedestres prestem atenção no trânsito e procurem atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre.
– Motociclistas não devem deixar de usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.
– Não fale ao celular ou envie mensagens enquanto estiver ao volante.

Fontes:grupoberimbau.com.br
brasil.gov.br

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações

 

Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar