Você sabia que o freio ABS é obrigatório no Brasil desde 2014?
É verdade! Agora veja algumas informações importantes:
O Que é Freio ABS?
O freio ABS, do inglês Anti-lock Braking System (Sistema de Freio Antitravamento), nada mais é do que um sistema que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência.
O freio ABS tem uma tecnologia evoluída, que impede que o veículo derrape e perca a aderência com a pista. A distância de parada pode ser reduzida em até 30%
Quando Surgiu?
Em 1929, Gabriel Voisin, pioneiro francês da aviação, desenvolveu o primeiro sistema para uso em aeronaves.
As travas antitravamento começaram a ser testadas em motocicletas na década de 1950.
Os veículos de duas rodas tiveram a preferência da tecnologia por causa da sua instabilidade e dos alto índices de derrapagem registrados.
Foi então que especialistas notaram que a distância da parada foi reduzida. Em automóveis, o sistema ABS totalmente mecânico começou a ser usado na década de 1960, nos carros de corrida Ferguson P99 e Jensen FF. O primeiro carro produzido no Brasil com freio ABS foi um Volkswagen Santana, em 1991. Logo em seguida, a Chevrolet também adotou esse sistema no Ômega.Nos anos 2000, o uso do sistema ABS atingiu o índice de 60% dos veículos fabricados em todo o mundo.
Como Funciona um Freio ABS:
Podemos dizer basicamente que o freio ABS funciona como um sistema eletrônico que, através de sensores, consegue comparar a rotação de cada roda com a velocidade do veículo, 20 vezes por segundo. Sendo assim, quando o motorista pisa no freio, os sensores captam a informação e passam para a unidade de controle do ABS.
Caso ela detecte que uma ou mais rodas podem travar, o sistema entra em funcionamento, em questão de milissegundos, impedindo que isso aconteça. É tudo tão rápido que não há como o condutor do veículo sequer perceber o que acontece. Isso porque o sistema de freios ABS modula a pressão de frenagem em cada roda individualmente, mantendo o carro estável e sob controle.
A principal função do freio ABS é impedir que as rodas travem diante de uma frenagem inesperada, permitindo que o motorista permaneça no controle do veículo. Nos carros que não possuem esse sistema, as rodas são travadas imediatamente e o automóvel é arrastado em linha reta. O freio ABS também é muito eficiente em pista molhada, uma vez que, ao impedir que a roda trave, mantém o carro firme no solo.
Assim como qualquer tipo de freio, o ABS também necessita de manutenção.
O ideal é checar anualmente a situação do freio e de seus componentes. Os problemas mais comuns se dão nos sensores (que podem se romper, pois são muito finos), nas pastilhas (que ficam desgastadas com o tempo), além da troca do fluído de freio.
Todos esses procedimentos devem ser realizados com muita cautela, seguindo as instruções do fabricante, para evitar que outros problemas apareçam.
Fonte: Dr Multas.
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Quer vender o seu veículo ? Entre em contato conosco clicando aqui !!
Está procurando um veículo? Clique aqui e veja nosso estoque completo!