Trocar o óleo no momento certo é o segredo para manter a mecânica do seu carro em perfeito estado. Quando realizado da maneira correta é possível evitar o atrito e desgaste das peças, bem como o gasto excessivo de combustível durante o uso do veículo.
No entanto, ainda encontramos motoristas que colocam esse simples procedimento em segundo plano. Como resultado precisam pagar um alto custo em oficinas, assim como circular com um carro problemático.
Para evitar que isso aconteça com você, selecionamos abaixo as melhores dicas para trocar o óleo e garantir o bom funcionamento do motor do carro. Confira:
Verifique a quantidade no momento de trocar o óleo
A quantidade de óleo no veículo é um aspecto que você precisa ficar atento. Afinal, o excesso ou escassez prejudica o funcionamento de outros componentes do automóvel e podem causar dores de cabeça no futuro.
Para evitar imprevistos é indicado trocar o óleo dentro do prazo indicado pela montadora do seu automóvel. Normalmente, esse período é a cada 10 ou 15 mil quilômetros percorridos, o que equivale a cerca de 6 meses.
A medição do nível de óleo pode ser realizada de maneira simples e prática. Confira o passo a passo de como realizar isso:
1. Estacione o veículo em uma área plana;
2. Certifique-se que o motor do veículo está frio;
3. Abra o capô;
4. Pegue a vareta de medição;
5. Faça a medição.
Na ponta da vareta você pode verificar duas marcações que indicam quantidade máxima e mínima. Se a quantidade do óleo estiver na máxima significa que o óleo precisa ser drenado, mas se estiver no mínimo é recomendado completar.
Analise a cor e textura
A cor e a textura também indicam o momento ideal para trocar o óleo do seu carro. Para fazer esse tipo de verificação é recomendado realizar o mesmo procedimento anterior com a ajuda da vareta de medição.
Nesse caso, ao retirar a vareta coloque-a em um papel e observe a textura, se ela estiver grossa então o óleo deve ser trocado. Além disso, veja também a coloração se ela estiver marrom ou preta você precisará fazer a troca do óleo.
Compre o óleo ideal para o seu carro
Muitos motoristas ainda cometem o erro de usar óleos que não são indicados para o modelo do seu carro. Como resultado, eles sofrem com problemas do motor em um curto período. Além disso, pode ocorrer um consumo maior do combustível.
Por isso, é sempre indicado consultar o manual do usuário do carro para verificar qual o lubrificante ideal para o automóvel. Também não esqueça de seguir as nossas duas outras dicas sobre quantidade e análise da cor e da textura.
Confira o prazo de validade do óleo
No momento de comprar o óleo ideal para o seu veículo preste atenção no prazo de validade do produto. Fique de olho no tempo do lubrificante no motor do seu carro. Normalmente, o prazo deste último é de no máximo 1 ano.
Após isso você precisa fazer uma troca de óleo com urgência, pois o óleo tende a entrar em processo de oxidação e danificar os demais componentes. Isso diminui a vida útil do motor e aumenta o gasto com combustível.
Ao colocar as nossas dicas em prática, fica mais simples realizar a troca de óleo no momento correto e assim manter o bom funcionamento do seu motor. Resumindo, lembre-se de verificar o nível e qualidade do óleo com regularidade.
Assim como comprar um produto ideal para o seu veículo e com bom prazo de validade. Com essas atitudes você consegue economizar no combustível e com gastos em oficinas mecânicas, por isso não deixe de colocá-las em prática.
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Quer vender o seu veículo ? Entre em contato conosco clicando aqui !!
Está procurando um veículo? Clique aqui e veja nosso estoque completo!