DIFERENÇAS ENTRE O REMENDO DE CÂMARAS/PNEUS A FRIO E A QUENTE

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DIFERENÇAS ENTRE O REMENDO DE CÂMARAS/PNEUS A FRIO E A QUENTE

Sejam automóveis, bicicletas, motos e até mesmo carrinhos de mão, ter um pneu furado é sempre uma ocasião indesejada por qualquer pessoa. Além disso, pneus novos ou já em fase de troca possuem os mesmos riscos devido a objetos perfurantes ou ainda pelas irregularidades nas estradas.

Devido ao preço elevado dos pneus e câmaras, é comum realizar remendos quando eles furam ou rasgam. Porém, o que pouca gente sabe é que existem tipos de remendos indicados para cada ocasião, sendo categorizados por remendos a frio e remendos a quente.

Para melhor compreensão sobre este assunto, separamos alguns pontos importantes sobre remendos para que se conheça as diferenças e ocasiões de uso. Acompanhe!

Remendos a quente          

Os remendos a quente também conhecidos como remendos vulcanizados, foram os primeiros tipos de remendos existentes em borracharias e ainda são muito utilizado nos dias atuais.

Este método é recomendado para reparar câmaras e pneus que foram furados ou rascados nas laterais. Além disso, os remendos a quente tem a finalidade também recuperar pneus para que não se perca quando ainda novo.

Como é feito:

Os procedimentos de recuperação de pneus utilizando remendos a quente consiste nas seguintes etapas:

  1. É realizado uma raspagem interna e externa no local a ser consertado no pneu.
  2. Após a raspagem é aplicado cola e em seguida fixado um material emborrachado conhecido como laminado.
  3. No próximo passo aplica-se novamente uma camada de cola e insere-se um material conhecido como vulcanite (material feito de borracha pura) para se reforçar ainda mais o remendo.
  4. Por fim, o pneu segue para a vulcanizadora por aproximadamente 3 horas sendo prensado a região remendada junto com calor que irá unir a moléculas da borracha e formar o remendo adequado.

Vantagens:

  • Alta qualidade e segurança no remendo;
  • Em muitos casos, mantêm a garantia no pneu;
  • Eficiente para furos e cortes em laterias de pneus;

Desvantagens:

  • Deve ser realizado somente em borracharias e oficinas especializadas;
  • O tempo para execução é maior comparado ao remendo a frio.
  • O preço pelo trabalho realizado geralmente é maior do que o remendo a frio.

Remendos a frio

Os remendos a frio surgiram com o objetivo de agilizar o tempo de recuperação de pneus e câmaras, sendo muito utilizado atualmente devido a esta vantagem. Além disso, esta modalidade de remendo é recomendada especificamente para câmaras de ar e ainda em pequenos furos nas bandas de rolagem de pneus.

Como é feito:

O procedimento de remendo a frio é feito pelas seguintes etapas:

  1. Identificação do local a ser reparado e raspagem da região com uma lixa.
  2. Aplicação de cola (conhecida como cola cimento) na região a ser aplicado o remendo;
  3. Insere-se o remendo no local onde foi aplicado a cola, aguardando a secagem por 3 a 5 minutos. Neste processo será feito uma reação química que irá soldar as borrachas do pneu ou câmara com a borracha do remendo.

Tipos de remendos a frio

No atual mercado é possível encontrar diversos tipos de remendos a frio. Dentre os mais comuns destaca-se:

Remendos redondos: aplicados em pneus e câmaras, possuindo diversos tamanhos;

Refil: Conhecido popularmente como macarrão. Esse tipo de remendo é indicado para furos em pneus;

Manchão: São folhas de borracha para reparar rasgos maiores ou utilizá-las em pequenos reparos cortando os pedaços necessários;

Vantagens:

  • Pode ser realizado por qualquer pessoa que conheça os devidos cuidados de manuseio;
  • Recomendado em ocasiões de urgência (em estradas onde o remendo facilita a chegada a uma borracharia).
  • Ideal para câmaras de ar;
  • Rápida recuperação de pneus e câmaras;

Desvantagens:

  • Não é recomendado para qualquer tipo de furo ou rasgo em pneus e câmaras;
  • Pode se descolar com o tempo;

Com base nas análises realizadas, foi possível conhecer as diferenças entre os tipos de remendos a quente e a frio.

Apesar de serem soluções eficientes e baratas, vale destacar que existe um limite de realização de reparos. Sendo assim, deve haver uma avaliação no desgaste dos pneus para que as operações de remendos sejam realmente eficientes. Logo, um pneu com alto nível de desgaste ou com excesso de remendos traz a insegurança para qualquer atividade realizada.

Por fim, recomenda-se realizar qualquer tipo de remendo somente com profissionais qualificados. Assim você terá um trabalho bem feito e uma boa durabilidade no reparo.

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Fonte: Mabore Blog

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