Os avanços tecnológicos são incorporados com alta velocidade nos novos modelos de veículos. Todo ano surge uma novidade – ou várias –, e essa evolução constante impacta no conforto, estilo e, principalmente, na tecnologia de segurança no trânsito.
O progresso tecnológico é algo a ser comemorado, pois tende a buscar soluções para diversas falhas, humanas e mecânicas, proporcionando maior segurança a todos. Felizmente, é possível dizer que estamos num ponto em que diversas tecnologias de segurança no trânsito já foram criadas e incorporadas com sucesso, o que contempla também veículos populares, mais acessíveis.
A conscientização e o interesse dos consumidores, cada vez mais exigentes, também colaboram para que tenhamos uma frota em constante modernização. E, a cada ano, novas tecnologias embarcam nos modelos disponibilizados pelo mercado.
Para que você possa conhecer e entender o funcionamento das tecnologias que melhoram a segurança no trânsito e a direção defensiva, selecionamos algumas delas para você. Confira!
Faróis inteligentes
Por meio de monitoramento por câmeras, a intensidade e direção dos faróis são ajustadas a todo instante, sem que haja variações bruscas, a exemplo de luz alta para luz baixa. O mecanismo também reduz gradativamente a intensidade à medida em que carros no sentido oposto se aproximam. Da mesma forma, caso não tenha nenhum carro na pista contrária, a iluminação é plena.
Essa tecnologia também possibilita que os faróis se antecipem às curvas. Antes de o motorista entrar no trecho sinuoso, ele já terá boa visibilidade do trecho à frente, o que aumenta significativamente a segurança.
Grande parte dos acidentes ocorrem no período noturno, e a baixa luminosidade é a principal razão para que isso aconteça. Segundo os testes feitos até o momento, os faróis inteligentes conseguiram reduzir o número de acidentes em 10%, o que é um resultado expressivo.
Projeção de imagens no para-brisa
Tecnologia importada da aviação militar, alguns modelos de automóveis já contam com a projeção de dados da navegação no para-brisa. Dessa forma, o motorista tem acesso a informações relevantes, a exemplo da velocidade e alertas sobre o funcionamento de diversos componentes, sem que precise desviar a atenção da via.
Sistema de estacionamento automático
A baliza costuma ser uma pedra no sapato do motorista desde a autoescola, mas, em alguns veículos, ela já é feita de forma automática, através de sensores. Mesmo que os acidentes ocorridos nesse tipo de manobra sejam, em regra, de baixa gravidade, o prejuízo costuma ser alto, a depender do valor dos veículos envolvidos e do estrago causado.
Após o comando do motorista, o próprio sistema identifica vagas compatíveis com as dimensões do veículo. Após encontrar a vaga ideal, as câmeras e sensores acoplados fazem com que o veículo estacione sem demandar qualquer intervenção do motorista. O sistema Park Assist, desenvolvido pela Volkswagen, tem se popularizado e hoje equipa modelos de diferentes marcas e preços.
Controle eletrônico de frenagem
Os freios ABS (Anti-lock braking system), mecanismo que impede o travamento das rodas, apesar de fruto do avanço tecnológico, não podem ser considerados exatamente uma novidade. Todavia, outros sistemas foram criados, com o intuito de proporcionar maior estabilidade e segurança. Chegou a hora de conhecer algumas outras siglas!
EBD
O Sistema eletrônico de distribuição de força (Eletronic Brake Force Distribution – EBD) funciona como um auxiliar do ABS, e sua missão consiste em prevenir instabilidades por meio da distribuição balanceada da força da frenagem entre as rodas, proporcionando maior controle do veículo.
O sistema leva em consideração a distribuição do peso no veículo; por exemplo, caso o automóvel esteja com a traseira carregada, o mecanismo se adequará a essa realidade, aplicando a força necessária em cada uma das rodas para garantir a estabilidade durante as frenagens.
ESP
Em tradução literal para o português, o Programa Eletrônico de Estabilidade tem como objetivo devolver o veículo à sua trajetória inicial. Curvas e desvios feitos em alta velocidade provocam grande instabilidade, e mesmo nesse cenário desfavorável o sistema ESP consegue, de forma quase que imperceptível, recolocar o carro em sua trajetória original.
BAS ou EBA
O Brake Assist System (sistema de assistência à frenagem), denominação mais comum entre a maioria dos fabricantes, é um mecanismo que complementa o sistema ABS, pois este normalmente só é acionado quando o motorista pisa com força no pedal do freio, não em frenagens menos intensas.
O BAS aumenta a eficiência do ABS na medida em que garante máxima pressurização no sistema hidráulico, ainda que o motorista pise no pedal com moderação. O sistema detecta a movimentação do pedal de freio e, quando nota que o pedal se moveu velozmente, o vácuo da unidade Booster é imediatamente liberado. Dessa forma, o cilindro-mestre é acionado com a força necessária para que o ABS garanta uma frenagem segura.
Direção defensiva controlada por computador
Uma tecnologia chamada Mobileye, atualmente desenvolvida pela Intel, promete revolucionar a tecnologia de segurança no trânsito. O sistema faz o mapeamento em tempo real de toda a área ao redor do veículo, e identifica outros veículos, motocicletas, pedestres e obstáculos no caminho.
No caso de distração do motorista, ou de terceiros, o Mobileye se antecipa e consegue evitar acidentes de forma autônoma, assumindo o controle do veículo para garantir-lhe a segurança. Da mesma forma, o sistema ajuda o motorista a manter uma distância segura do veículo à frente e, caso este freie repentinamente, mesmo que o motorista de trás esteja desatento, o mecanismo garantirá uma frenagem automática e eficiente, evitando a colisão.
O Mobileye também protege pedestres que, sem observar a vinda de carros, tentam cruzar o caminho. Nesse caso, o sistema fará com que seja possível frear a tempo ou desviar dos distraídos, sem causar maiores danos.
Ainda que a tecnologia de segurança no trânsito caminhe no sentido de tornar cada vez mais fácil e segura a experiência do motorista, o elemento humano continuará sendo imprescindível para a condução de veículos, por mais que também existam pesquisas com o objetivo de criar veículos autoguiados. Nos protótipos desenvolvidos até o momento, é indispensável a presença e atenção de um motorista, até para que possa corrigir eventuais falhas.
O ordenamento jurídico também é um obstáculo, já que, para possuir habilitação, é necessário cumprir alguns requisitos, como ser humano. Além disso, em caso de acidentes, a ausência de um motorista pode dificultar a apuração da responsabilidade civil do causador do acidente, bem como a respectiva reparação dos danos. Em resumo, um trânsito seguro também se faz com motoristas preparados e conscientes.
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