Direção Em Pista Molhada: Dicas Para Não Derrapar

Compartilhe nas redes sociais

Direção Em Pista Molhada: Dicas Para Não Derrapar

O período de maior incidência de chuvas ficou para trás, mas a chance de encontrar pista molhada pela frente ainda existe. Você sabe quais os principais cuidados a tomar e o que fazer em momentos de aderência comprometida? Boa parte das dicas do post são simples e devem fazer parte de sua rotina. Outras só serão realmente úteis em situações críticas, mas é sempre bom saber como se comportar ao volante para evitar sustos e consequências ainda maiores.

Mantenha a pressão correta dos pneus

Calibrar os pneus frequentemente é importante não apenas por conta do desgaste e do perfeito funcionamento das suspensões. Com o asfalto molhado, o ideal é contar com os pneus na pressão ideal, para que a banda de rodagem tenha contato completo com a pista e os flancos não sejam exigidos em excesso.

Sulcos sempre na profundidade indicada

A principal função dos sulcos na banda de rodagem é permitir o escoamento de água de modo a manter a borracha em contato com o asfalto e garantir condições seguras ao volante mesmo sob chuva. O desenho dos canais é pensado justamente para isso, mas, se eles não apresentam a profundidade mínima indicada, sua eficiência cai imensamente. A dica é controlar o desgaste pelo TWI, o indicador de profundidade do sulco que, ao aparecer, mostra que é hora de trocar o pneu por um novo. Pelo Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter, no mínimo, 1,6 milímetro de altura.

Redobre a atenção na primeira chuva

Já notou quando o asfalto se enche de manchas brancas assim que começa a chover? Este é talvez o momento mais perigoso para a condução, já que as manchas nada mais são que os resíduos de óleo e outras impurezas que se desprendem do solo com a ajuda da água. Ainda que você nunca tenha comprovado na prática, acredite: escorrega muito, o suficiente para fazer perder o controle mesmo a baixas velocidades e no trânsito urbano.

Aumente as distâncias de frenagem

Na teoria é óbvio mas, na prática, parece um pouco menos, especialmente para quem confia demais no próprio taco. Aumentar a distância de frenagem no piso molhado em relação ao que você faria com o asfalto seco é uma ótima forma de evitar surpresas – mesmo em tempos de ABS, o carro pode não parar como o esperado.

Aquaplanou ou derrapou: e aí?

Por mais que você tenha seguido as dicas acima, de repente a sensação de controle se vai e dá lugar a instantes intermináveis de pânico. Pois é justamente o que não pode ocorrer com pés e mãos para retomar o controle. Movimentos bruscos do volante e acionamento “de emergência” do freio só vão piorar as coisas. Pense sempre em, primeiro, diminuir a aceleração e fazer com que o freio motor entre em ação. E nada de bombar o pedal do freio – procure pisar de forma gradual e contínua e manter o volante na direção que estava. Possíveis correções devem ser sempre leves, para não tornar a emenda pior do que o soneto.

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações

Fonte:https://seminovos.com.br/noticias/direcao-em-pista-molhada-dicas-para-nao-derrapar/

Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar