Todos sabemos que a manutenção preventiva é a melhor opção para evitar problemas no funcionamento do seu veículo. Em tempos de coronavírus que devemos evitar sair de casa, nós temos algumas dicas de manutenção que pode ser feita por você mesmo em casa. Com alguns conhecimentos de mecânica básicos o proprietário do veículo consegue fazer algumas substituições de peças e dispositivos que sejam necessários. Nesse artigo falaremos sobre as manutenções que você pode fazer em casa e também quando deve procurar um mecânico.
Quando falamos em manutenção preventiva sabemos que ela é de grande importância para aumentar a vida útil do seu carro e evitar que você tenha problemas futuros com as peças e dispositivos. A manutenção preventiva também garante maior segurança, economia e menos desvalorização do seu veículo. A seguir daremos algumas dicas de manutenção preventiva que pode ser realizado por você mesmo.
Conheça seu carro
Antes de seguir com a manutenção é preciso se perguntar se você conhece o seu carro o suficiente para fazer os procedimentos. É de extrema importância que você conheça todos os componentes, onde eles ficam localizados, quais defeitos são mais comuns para cada componente. É imprescindível ter todas essas informações e estar familiarizado com as peças e também saber a importância deles para a segurança do veículo. Você pode somar o quanto você conhece seu carro e sua noção básica em mecânica para fazer a manutenção. Mas lembre-se é importantíssimo se atentar ao limite das coisas que você pode resolver sozinho e as que são necessárias acionar um mecânico.
Quais manutenções você pode realizar sozinho?
Verificar e trocar os fluidos
A verificação dos fluidos pode ser feita semanalmente com o motor frio. Verifique se o fluido de arrefecimento está no nível adequado observando a marcação. Caso esteja faltando complete o reservatório até a marca indicada com o fluido indicado pelo fabricante.
Para verificar o óleo do motor retire a vareta, limpe e coloque novamente no reservatório para observar se o nível está chegando na marcação. Se o óleo estiver mais baixo complete utilizando o óleo que foi usado na troca anterior.
Substituir as paletas dos limpadores de para-brisa
Os limpadores de para-brisa são importantes para a segurança do veículo pois são fundamentais para melhorar a visibilidade em dias de chuva, porém eles têm um prazo de validade e duram por volta de 6 meses. Se os seus estiverem em condições ruins compre limpadores que são seu compatível com o seu e faça a troca, lembrando sempre de não forçar o limpador.
Trocar o óleo lubrificante e filtros
É possível fazer a troca de óleo e dos filtros em casa. Porém é preciso que você conhece muito bem seu carro e tenha um espaço ideal para realizar os procedimentos. Para fazer a troca, com o motor desligado, retire o parafuso do cárter e deixe o óleo escorrer. Não esqueça de colocar um recipiente para receber o óleo que sair. Após isso, feche o reservatório. Para fazer a troca do filtro, retire-o utilizando uma chave certa para ele. Faça a substituição e não esqueça da lubrificação. Assim que terminar encha novamente o reservatório, sempre respeitando as orientações no manual do veículo.
Verificar os pneus
Os pneus são de extrema importância para segurança do veículo e requer bastante atenção. Observe as condições dos pneus, se estão murchos, se há algum dano, se estão gastos ou se há a necessidade de fazer a troca de algum pneu. A troca também pode ser feita por você utilizando as ferramentas obrigatórias que se encontram no interior do veículo.
Outras manutenções que você também pode fazer:
• Trocar a bateria
• Manutenção no filtro do ar-condicionado
• Trocar mangueiras
• Substituir de velas de ignição
• Troca do alternador
• Substituir a bonina da ignição.
• Verificar o bom funcionamento de todos os sistemas do veículo
Quando optar por um mecânico?
É importante que você esteja consciente dos conhecimentos e habilidades mecânicas que possui, assim você saberá quais reparos consegue fazer e quais são os reparos que a melhor opção é deixar para o mecânico. Lembre-se que a segurança vem em primeiro lugar e um conserto mal feito pode comprometê-la. Se estiver com dúvidas no momento de realizar alguma manutenção opte por um profissional qualificado sem hesitar.