Saber escolher um carro usado com melhor custo-benefício é crucial para fazer um bom negócio. No entanto, com tantos modelos no mercado essa pode se tornar uma tarefa bem difícil de realizar.
Isso porque é necessário analisar vários aspectos para descobrir qual a melhor opção disponível. Para ajudar nessa parte tão importante da aquisição do seu bem, confira agora o nosso guia e entenda como avaliar os automóveis a fim de escolher o modelo ideal para você.
O que é um carro usado com melhor custo-benefício?
Antes de fazer a contratação do carro usado com melhor custo-benefício é preciso conhecer o que esse modelo de veículo realmente representa. De maneira geral, ele é aquele que possui um excelente estado de conservação e funcionamento e um bom preço.
Para que você consiga avaliar bem esses elementos, os especialistas indicam prestar atenção nos seguintes aspectos. Confira:
Preço de compra
É claro que o preço deve ser levado em conta para calcular o custo-benefício, mas ele não é o fator definitivo. É preciso, primeiramente, buscar por um automóvel que supra suas necessidades do dia a dia, para evitar frustrações após a compra.
Uma dica bacana é avaliar o valor venal mais recente do veículo na Tabela FIPE. Dessa forma, você garante que está realmente pagando um valor justo pelo carro que você selecionou.
O acesso a Tabela FIPE pode ser realizada online através de simuladores sem nenhum custo adicional.
Consumo de combustível
O valor do combustível pesa bastante nos custos finais do mês. Portanto, é preciso considerar quantos quilômetros o carro roda por litro antes de fazer a escolha.
Também verifique qual o tipo de combustível utilizado pelo veículo, esse é outro fator que pode te ajudar a escolher aquele carro usado com melhor custo-benefício.
Documentação e impostos
Ao comprar um automóvel é preciso pagar taxas de transferência, IPVA, licenciamento, dentre outras obrigações.
Manutenções
As manutenções programadas são de extrema importância para manter o veículo funcionando adequadamente. Alguns modelos exigem peças muito mais caras do que outros, então fique de olho nisso.
Valor do seguro
Em um país com altas taxas de roubo e furto, ter um seguro passou de ser luxo e se tornou necessidade.
Alguns modelos apresentam um perfil de risco maior, o que deixa a apólice mais cara. Portanto, certifique-se de fazer pesquisas e cotações em algumas seguradoras.
Custo mensal
Corresponde ao valor total de despesas com o veículo em um mês, incluindo os impostos, manutenções, seguro, combustível, financiamento, etc. Quanto mais velho o veículo, maiores os gastos em manutenção e automóveis.
Desvalorização
Alguns modelos tendem a desvalorizar menos do que outros, de acordo com a popularidade, cor, categoria, motorização e opcionais.
No caso dos carros usados, é preciso levar em consideração outros fatores específicos, como a quilometragem rodada, os débitos em aberto com o DETRAN, a existência de peças danificadas que foram escondidas pelo vendedor e outras questões comuns em carros que não estão saindo diretamente da concessionária.
Quando falamos sobre carros, nem sempre o mais barato vai conseguir oferecer todas as funcionalidades que você necessita para a sua rotina.
Portanto, antes de investir em uma opção mais barata e nem um pouco prática, utilize as nossas dicas para se guiar durante a escolha e evitar várias dores de cabeça.
Dessa forma, você poderá fazer um bom negócio e comprar um carro usado com melhor custo-benefício e o melhor que não irá apresentar problemas de funcionalidade ou com os órgãos de trânsito.
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Quer vender o seu veículo ? Entre em contato conosco clicando aqui !!
Está procurando um veículo? Clique aqui e veja nosso estoque completo!