Um uso correto e uma devida higienização do ar condicionado faz com que a vida saudável na parte interna do carro seja melhor para o motorista. Há alguns anos as montadoras já vem disponibilizando o filtro de ar, conhecido como filtros de cabine ou de filtro anti-pólen, em todos seus veículos. A peça é feita com um papel mais fino que um de coador de café e evita que 95% das impurezas entrem no automóvel.
s. Na maioria das vezes é necessário o uso de uma chave philips, outros casos são por pressão e alguns são pressos apenas por grampos. Achado, retire-o e coloque o novo. Os preços variam de modelo para modelo, indo de R$ 30 à R$ 150. Mas se você não estiver confiante para fazer a substituição, leve numa mecânica especializada, que a troca é feita rapidamente, porém com a mão de obra o preço vai ficar um pouco mais salgado. Feito isso o ar ficará mais puro dentro do veículo, todavia alguns cuidados têm que ser tomados:
Limpe bem as saídas do ar-condicionado, use um pano úmido ou um pincel, o segundo pode alcançar locais mais difíceis de serem tocados. Há alguns sprays para utilizar na limpeza, eles possuem uma mangueira auxiliar no qual pode-se borrifar diretamente nos dutos de saída.
Não deixe o ar desligado por muito tempo, quanto mais você usa menos propício ele fica para formação de bolor de fungos ou presença de outros micro-organismos que causam doença.
Parar sob a sombra sempre é confortável, só que se for embaixo de uma árvore algumas folhas vão cair e entrar para dentro do filtro. Lá elas vão se decompor e criar um mau cheiro. É complicado evitar de estacionar nessa situação e, neste caso, é recomendável que a média de limpeza do filtro seja maior, principalmente na estação outono.
Feito essas recomendações os proprietários vão ter a garantia de um automóvel mais saudável, meno propenso à doenças e com um cheiro melhor.
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Fonte:https://seminovos.com.br/noticias/higienizacao-do-ar-condicionado/