História do Primeiro Carro Anfíbio Civil.

Compartilhe nas redes sociais

História do Primeiro Carro Anfíbio Civil.

Dentre todos os veículos originais e estranhos que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial merece destaque o Amphicar.
Como o seu nome indica, trata-se de um veículo que é capaz de se deslocar simultaneamente em terra e na água; para ser mais rigoroso, trata-se de um automóvel capaz de andar na água.

Nada disto nos parece realmente novo, pois os veículos anfíbios desde há muito equiparam as forças militares, mas o Amphicar destinava-se ao público civil.
Foi uma aposta arrojada e inovadora que teve uma vida breve: previam-se vendas anuais de cerca de 20 000 unidades mas, ao fim de meia dúzia de anos a fábrica encerrou com menos de 4000 modelos vendidos.  Quem, afinal, ia querer comprar um carro anfíbio para o dia-a-dia?

Quem Foi o Criador?

O criador do Amphicar foi o alemão Hans Trippel, um indivíduo com um currículo muito extenso e variado: antigo piloto de corridas, supervisor da fábrica Bugatti em Molsheim durante a guerra, inventor das famosas portas em asa de gaivota dos Mercedes-Benz.

Sobre o Amphicar:

Sob o aspecto de um vulgar automóvel escondiam-se algumas características que lhe permitiam deslocar-se na água e o assemelhavam a um barco. A frente era muito recortada em baixo (como uma proa), a distância ao solo elevada, as rodas altas, o pára-brisas curvo e, fundamentalmente, duas hélices situadas atrás do eixo traseiro. Originalmente um motor Triumph de 4 cilindros e 1147 cc. fornecia a potência necessária para atingir 110 Km/hora em terra e 7 nós na água. Posteriormente foram instaladas versões mais potentes. Quando imerso na água, as rodas da frente atuavam como um leme e o Amphicar conduzia-se como se estivesse em terra. Era muito menos estável e manobrável do que um verdadeiro barco.

Produção:

A produção iniciou-se em 1961 na fábrica do grupo Quandt, em Lübeck, mas terminou quatro anos depois. Todavia, as vendas continuaram até 1968, com a maioria das unidades a serem exportadas para os Estados Unidos. Um pequeno número foi adquirido pela polícia de Berlim e algumas foram adaptadas para operações de salvamento. No total foram produzidas 3878 unidades. Atualmente subsistem cerca de um milhar destes veículos e podem ser adquiridas peças num importador da Califórnia que comprou todo o espólio da fábrica quando esta encerrou.

Fonte Obviousmag.org

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações

Quer vender o seu veículo ? Entre em contato conosco clicando aqui !!

Está procurando um veículo? Clique aqui e veja nosso estoque completo!

Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar