A Polícia Civil de Minas Gerais informou, nesta sexta-feira (14), que a implantação da placa veicular do Mercosul está suspensa no estado. Esta é a quinta alteração do prazo no estado.
O governo chegou a publicar no Diário Oficial de Minas Gerais que o prazo para implantação das placas havia sido transferido para o dia 17 de dezembro deste ano. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai.
A polícia, que é responsável pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), informou que o novo adiamento foi decidido para deixar que o governador eleito Romeu Zema (Novo) decida quais órgãos serão responsáveis pelo processo de implantação e fiscalização das placas da Mercosul.
Zema toma posse no dia 1º de janeiro de 2019.
Quem precisa trocar
O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.
A mudança foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.
Uma disputa judicial chegou a interromper a obrigatoriedade, mas o governo recorreu e retomou os emplacamentos.
Como serão as novas placas
As novas placas terão mais mecanismos de proteção, com itens de segurança similares ao usados em cédulas. Um QR Code e um chip permitirão a rastreabilidade da placa por todos os países do Mercosul e dificultará a clonagem.
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Fonte: Globo.com