Luzes no painel do carro podem indicar problema grave; Saiba decifrá-las
Você sabia que, se uma luz vermelha acender no painel do seu carro, a atitude correta é estacionar imediatamente e verificar se há algum problema?
Existe um padrão de cores para essas luzes. As vermelhas acendem em situações de emergência e/ou críticas, que necessitam de reparo e/ou verificação imediatos. As amarelas, em geral, advertem sobre possível defeito que pode se agravar ao longo do tempo, mas que não necessita de solução imediata. As outras luzes (verdes, azuis, brancas) não indicam falhas
“As luzes do painel têm função de alertar o motorista. Ler o manual do proprietário é muito importante, pois ajuda a não se desesperar e a tomar a decisão correta quando alguma delas acender”, diz Melsi Maran, professor e instrutor do curso de mecânica automobilística do Senai-SP.
Segundo o especialista, durante a ignição do veículo todas as luzes devem se acender por alguns segundos e apagar em seguida — procedimento automático e rotineiro para a checagem em todos os sistemas representados. Se alguma luz continuar acesa, pode haver falha.
Veja abaixo uma lista de símbolos encontrados em painéis de vários carros vendidos no Brasil, junto com breve explicação sobre seus significados:
- Luzes vermelhas (emergência)
Acende quando houver sinais de falha no sistema do airbag, que poderá não funcionar em caso de acidente. Neste caso, recomenda-se que uma oficina autorizada seja procurada de imediato. Em alguns veículos a luz do airbag é amarela (somente advertência)
Airbag
Baixo nível do fluido de freio/freio de estacionamento Acende quando o nível de fluido de freio atinge um valor mínimo de segurança e/ou quando o freio de estacionamento está acionado
Freios de estacionamento
Diferentemente da luz acima, que tem duas funções, alguns carros trazem uma luz apenas para indicar o funcionamento dos freios de estacionamento (chamado também de freio de mão). Ela utiliza este “P”
Carga da bateria e funcionamento do alternador
Monitora funcionamento da bateria, alternador (e sua correia) e ao circuito de carga. Deve acender e ficar estável no momento da ignição e apagar completamente quando o motor entrar em funcionamento
Cintos de segurança
Permanece acesa quando algum dos ocupantes (geralmente apenas os que vão na frente) estiver sem cinto. Em alguns modelos, é acompanhada de um aviso sonoro. No Brasil, rodar sem usar o equipamento, além de perigoso, é proibido e passível de multa
Imobilizador
Indica falhas de funcionamento no sistema imobilizador, possivelmente provocado por problemas no chip da chave remota, no próprio sistema de ignição, no módulo de injeção eletrônica ou nos cabos elétricos
Luz de atenção máxima
Este é o símbolo da pricipal luz de emergência de um veículo. Se ela estiver acesa, provavelmente haverá uma outra informação no painel de instrumentos. Pode apontar problemas graves, como baixa pressão do óleo, portas abertas, veículo sem bateria, entre outros. Apesar da importância desse aviso, em alguns veículos sua luz é amarela (somente advertência)
Pisca-alerta
Indica o sistema que faz as setas piscarem simultaneamente (inclusive no painel) e que deve ser utilizado pelo motorista para alertar outros condutores numa parada de emergência. O ícone do triângulo geralmente está na própria tecla que aciona o pisca
Portas abertas
Indica que alguma porta do carro não foi fechada corretamente (em alguns carros, mostra exatamente qual é a porta) e que poderá abrir enquanto o veículo estiver em movimento
Pressão do óleo do motor
Avisa que a pressão do óleo lubrificante do motor encontra-se abaixo do mínimo necessário. Quedas da pressão podem acontecer por pane na bomba ou na válvula de alívio do sistema, folgas excessivas nos mancais ou motor superaquecido
Sistema da direção assistida
Menos comum que as demais luzes vermelhas, este sinal indica impropriedades no sistema de direção assistida (elétrica, hidráulica). Em alguns veículos pode ser amarela (advertência)
Temperatura do líquido de arrefecimento
Aponta um possível superaquecimento do motor, ou sua iminência. Pode acender pela falta de água (utilizada na maioria dos carros brasileiros para refrigeração), falhas nos sistemas de ventilação ou em sensores
Transmissão automática
Acende somente durante a ignição do veículo, para lembrar que o motorista precisa pisar no freio para colocar o carro em Drive. Em muitos carros o aviso é feito em tela multimídia ou outra parte do painel
Temperatura externa
Acende quando a temperatura do ar exterior for igual ou inferior a 4ºC. Não tão comum no Brasil devido ao clima ameno do país, ela existe e é vermelha pois pode haver perigo na estrada devido ao mau tempo (neve, por exemplo)
- Luzes amarelas (advertência)
Freios ABS
Indica possíveis falhas nos sistema de freios ABS (antitravamento) ou no ESP (controle de tração e estabilidade, que atua com o auxílio dos freios). O problema, neste caso, pode estar em sensores, no sistema hidráulico ou até na unidade de comando. Caso parem de funcionar, o veículo passa a rodar com freios convencionais
Bloqueio do diferencial central
Veículos que contam com bloqueador de diferencial central possuem este símbolo no quadro de instrumentos, que liga durante a ignição do veículo e quando é feito o bloqueio, normalmente em situações de off-road. Quando o diferencial é traseiro, o “X” fica posicionado no eixo traseiro do desenho. Em alguns veículos o “X” é substituído pela palavra “Lock”
Controle de estabilidade
Se esta luz acender e permanecer acesa com o carro em movimento, há duas possibilidades: o sistema de controle eletrônico de estabilidade (geralmente denominado ESP) foi desligado ou sofreu alguma avaria, que o fará permanecer desativado até uma verificação. Piscadas deste mesmo símbolo (mas sem a palavra “off”) no painel em manobras mais fortes significam apenas que o sistema está em atuação.
Aviso de faixa
Presente apenas em carros premium, o sistema detecta as faixas da estrada e corrige o movimento do veículo em “escapadas” que considerar involuntárias. Em alguns casos, junto com a luz, há um aviso sonoro e/ou uma vibração no volante.
Injeção eletrônica
Acende durante a ignição, mas deve apagar em seguida. Se acender com o carro em movimento, é possível que haja problemas no sistema injetor ou no catalisador, que podem causar consumo excessivo de combustível e/ou falhas na próxima ignição, entre outros defeitos. É aconselhável procurar ajuda especializada o quanto antes.
Monitoramento da pressão dos pneus
Se esta luz permanecer acesa após a partida do motor, um ou mais pneus devem estar com pressão significativamente diferente do recomendado pela fabricante. A solução é recalibrá-los assim que possível
Indicador de pré-aquecimento das velas
Nos carros flex que já dispensam o tanquinho de combustível, indica que o sistema (cada montadora tem um) entrou em funcionamento para aquecer o etanol antes da injeção no cilindro, geralmente por meio de dispositivo elétrico; nos que possuem o tanquinho, indica que a gasolina está sendo usada. É comum em veículos a diesel.
Revisão
Esta ferramenta piscando no painel (apenas na ignição) indica que está na hora de o veículo fazer a verificação periódica, conforme o programa de revisões previsto no manual (o ajuste de agenda é feito na concessionária). Pode usar outros símbolos, pela palavra “Service” ou ainda “INSP”, de “Inspection”.
Tanque na reserva
Acende quando o nível do reservatório de combustível chega ao volume reserva. Em carros mais antigos há apenas um ponto luminoso no marcador. A recomendação das fabricantes é reabastecer assim que possível, evitando rodar com pouco combustível no tanque.
Autor: Uol Carros
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