O mau uso do carro pode comprometer a vida útil da bateria?

Compartilhe nas redes sociais

O mau uso do carro pode comprometer a vida útil da bateria?

Na correria do dia-a-dia só percebemos que a bateria do nosso carro precisa de atenção quando já atrasados para o trabalho o carro resolve não dar partida. É nessa hora que pensamos: “O que pode ter dado errado?”

Embora a questão não tenha tanta atenção dos motoristas quanto deveria, a tecnologia dos carros modernos, com seus dispositivos e equipamentos eletrônicos exige mais do que nunca a sua atenção.

Mas afinal o que pode comprometer a vida útil de sua bateria automotiva?

Nós ajudamos você a identificar o que pode estar causando danos e desgastes desnecessário na bateria do seu carro. Uma bateria dura por volta de dois a três anos, podendo variar de acordo com a marca e também a sua forma de uso que varia de motorista para motorista. O que muitos não sabem é que uma pequena mudança em nossos hábitos na hora de usar o carro pode fazer uma grande diferença na duração de vida da bateria. Além de garantir maior segurança e confiança junto ao automóvel, evitará que você coloque a mão no bolso antes do previsto.

Vamos a algumas dicas que irá melhorar o desempenho da sua bateria automotiva fazendo com que sua vida útil seja prolongada.

Dica 1: Nunca deixe ligado dispositivos ou equipamentos na hora de dar a partida. No momento da partida sua bateria deve estar inteiramente disponível. Para evitar o mal funcionamento e o desgaste da bateria, certifique-se que o rádio, ar condicionado e faróis estejam totalmente desligados antes de dar a partida. Assim você irá garantir que a bateria nesse momento esteja no seu máximo desempenho.

Dica 2: Quando estiver com o carro desligado evite usar dispositivos elétricos que possam descarregar a bateria. Eles também causam desgastes desnecessário a bateria e podem ser responsáveis por um descarregamento total da bateria. Lembre-se também que se um descarregamento total acontecer, mesmo que você consiga resolver com a chupeta é necessário procurar um profissional de auto elétrica para dar uma carga completa, com o veículo sem funcionamento. Outra dica também não deixar o carro muitos dias sem ligar.

Dica 3: Dê preferência a acessórios originais e de boa qualidade. O uso de equipamento e dispositivos paralelos podem levar ao mal funcionamento dos mesmos, e consequentemente o comprometimento do desempenho da bateria.

Dica 4: O alternador é essencial para o prolongamento da vida útil da sua bateria automotiva. Dê atenção ao alternador e certifique-se que ele tenha a mesma amperagem da bateria do seu carro. Isso irá garantir o melhor desempenho dos dois equipamentos e evitará danos posteriores. Lembre-se também que ao sair com o carro rode com ele por pelo menos 20 minutos, assim o alternador conseguirá tempo suficiente para recarregar a bateria completamente.

Dica 5: A última dica, mas não menos importante, faça a revisão preventiva periodicamente em seu veículo. Certifique-se que todos equipamentos estejam em pleno desempenho. Indica-se fazer a revisão preventiva a cada seis meses, porém caso você perceba alguma alteração no funcionamento do carro, algum barulho na bateria ou alguma coisa fora do lugar, não hesite em procurar um mecânico da sua confiança para checar se há algum problema. É nesse momento que é possível identificar pequenas alterações e evitar futuras complicações.

Agora que você já sabe qual o melhor jeito para fazer uso da bateria e quais medidas tomar para aumentar a sua vida útil, comece a aplicar em sua rotina as dicas acima. Assim além de não te deixar na mão, sua bateria vai estar sendo utilizada em seu máximo de aproveitamento e ainda tendo a vida útil prolongada.

Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar