O que são Carros Autônomos. Veja também seus níveis.

Compartilhe nas redes sociais

O que são Carros Autônomos. Veja também seus níveis.

O que são carros autônomos?

Um carro autônomo, é um veículo que não necessita de um condutor humano.
As tecnologias por trás do funcionamento do carro autônomo detectam as informações e realizam os cálculos, com processamento bem mais rápido que o ser humano. Estes são usados para decidir a melhor reação, como frear ou acelerar, por exemplo, e consequentemente avaliar o que oferece menor risco em cada situação antes de executá-la.

Para facilitar o entendimento e proporcionar objetivos mais claros para a indústria, a Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, da sigla em inglês SAE) definiu 6 níveis diferentes para carros autônomos.

Os Níveis:

Nível 0 – A criação do automóvel (1901)
Tudo bem, nesta parte aqui não tem muito segredo.
Ela começa quando os automóveis surgiram. Basta ter um volante, um assento e nenhuma automação que ele entra neste estágio.

Nível 1 – Carros Modernos com primeiras assistências (2007)
No final da década de 2000, as montadoras começaram a implementar recursos de segurança e assistência em boa parte de suas linhas de veículos. São tecnologias que dependem de câmeras e sensores e alertam o motorista sobre colisões ou sobre mudanças de faixa inesperadas.
Isso inclui o Piloto Automático Inteligente da Nissan e os Alerta de Colisão e Assistência de Frenagem da Ford. Hoje em dia, esses recursos estão sendo incluídos em carros médios e até mesmo em certos modelos compactos.

Nível 2 – Os sistemas autônomos mais avançados daquela época (2014)

Os sistemas mais avançados vendidos aos consumidores, incluia Tesla Autopilot, Cadillac Super Cruise e Volvo Pilot Assist.

A principal evolução neste nível é a de permitir que o carro controle sua velocidade, direção e posição na pista, tudo ao mesmo tempo. Apesar disso, estas opções ainda são limitadas a apenas algumas situações e condições, como em auto-estradas. Por isso, o motorista ainda precisa estar atento e pronto para assumir o controle a qualquer momento.

Nível 3 – Carros que conseguem se adaptar a situações adversas (2018 – Hoje)

Este é o estágio que estamos no momento,ou ao menos é onde estão os sistemas mais avançados.

Neste estágio, os carros são capazes de acelerar, desacelerar e até mesmo ultrapassar os outros veículos sem qualquer intervenção humana. Para se enquadrar aqui, o sistema também precisa conseguir manobrar ao redor de incidentes ou de congestionamentos.

Aqui, o motorista pode relaxar mais um pouco e tirar as mãos do volante e os pés do pedal, mas só em certas situações. Como não é um sistema completamente autônomo, ainda é necessário que um humano esteja pronto para assumir o controle quando requisitado.

Um dos primeiros veículos com a tecnologia é o Audi A8 2018. Segundo a fabricante, o carro pode dirigir sozinho em velocidades de até 60 km/h, inclusive em horários de pico e com a capacidade de navegar em congestionamentos. Quando for preciso, o carro vai dar um tempo de 10 segundos para que o motorista assuma o controle.

Nível 4 – Assista filmes ou trabalhe direto do seu carro (2021)

A partir do começo da próxima década, começará a se tornar mais comum o hábito de assistir a filmes ou até mesmo adiantar seu trabalho de dentro do carro. Isso porque, de acordo com a SAE, veículos de nível 4 poderão dirigir sozinhos com segurança — inclusive se o motorista não responder e não puder assumir o comando num curto espaço de tempo.

Estes carros ainda não poderão lidar com certos imprevistos, como estradas de terra ou ruas mais remotas que não tenham sido mapeadas. Nestas situações, o veículo só vai conseguir encostar ou estacionar sozinho num local seguro até que o motorista possa assumir.

Nível 5 – Veículos autônomos direto de Hollywood (Por volta de 2025)

Quando estes carros forem lançados, a era de humanos dirigindo automóveis chegará ao fim — ao menos se você quiser, né? No nível 5, o carro consegue fazer tudo que um motorista humano é capaz, sem restrições. São os veículos verdadeiramente autônomos.

Hoje, já temos conceitos como o Audi Aicon, que muda radicalmente a maneira como se projeta o interior de um veículo. Não há volante nem pedais, com bastante espaço para as pernas dos passageiros e até para customizações na configuração do interior.

Fonte: Mundo Conectado

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações

Mais Recentes

Olá, como podemos te ajudar?

BUSQUE POR UM VEÍCULO

Pesquisar