Uma pane elétrica no carro pode estragar qualquer viagem em família. Os riscos aumentam ainda mais quando você não faz a revisão correta do veículo antes de partir. Nesses casos, a pane pode ser apenas um dos problemas que podem surgir na estrada e deixar todos em apuros.
No entanto, existem alguns cuidados prévios que podem ser tomados que evitam esses e outros imprevistos na estrada. E são justamente eles que você irá conhecer ao longo deste artigo. No final da leitura, você ainda encontra dicas sobre o que fazer em caso de pane elétrica no carro.
Dicas para evitar a pane elétrica no carro
A pane elétrica no carro é uma situação que nenhum motorista deseja vivenciar. O primeiro sinal desse problema surge quando você sente dificuldades em dar partida no carro. Para não ficar em apuros na estrada, vale a pena revisar alguns pontos do carro antes da viagem.
Abasteça com combustível de qualidade
Outra dica para evitar a pane elétrica no carro é garantir o abastecimento com combustível de qualidade. Isso acontece porque, quando você abastece o carro com gasolina adulterada, corre o risco de prejudicar o mecanismo interno e até mesmo viciar o veículo.
É preciso ter em mente que o combustível batizado contém impurezas capazes de danificar o sistema elétrico de injeção, causando dor de cabeça ao dono do carro. Além disso, prepare o orçamento, pois você terá que ir a oficina com mais frequência do você está acostumado.
Troque a bateria
Em média, a bateria tem uma vida útil de cerca de 2 anos, a depender do uso. No entanto, existem alguns sinais que evidenciam que está na hora de trocar a bateria do veículo. O principal deles é quando na hora de dar a partida, o carro não se move. Em seguida, as luzes ficam bastante fracas, indicando que a bateria não tem mais carga ou está fraca.
Para se certificar que a bateria está nesse estado basta fazer um procedimento simples. Pegue uma bateria extra e um cabo, em seguida faça a famosa “chupeta”, ou seja, uma transmissão de energia entre esses dois equipamentos.Se após isso, você tentar religar o automóvel e o problema persistir, então você deve mudar a bateria.
Verifique a luz da injeção eletrônica
A luz da injeção eletrônica também dá sinais de pane elétrica. De modo geral, quando a luz acende no painel do nada e após isso, o carro desliza por conta própria então o sistema elétrico está com problemas.
Em situações assim, o recomendado é que você leve o carro para uma revisão na sua oficina de confiança ou concessionária. Nesse processo, um profissional vai analisar o estado do veículo e confirmar se há problemas ou não no sistema elétrico.
Evite o superaquecimento do motor
O superaquecimento do motor é outro problema que pode causar a pane elétrica no carro. Quando isso ocorre, o indicado é esperar o motor esfriar e em seguida completá-lo com água. Também é importante ficar atento aos vazamentos internos do sistema, para evitar não apenas a pane, como outros problemas que afetem o funcionamento do veículo.
O que fazer após uma pane elétrica no carro?
Mas o que fazer caso esqueça de conferir todos os itens que listamos acima e encarar uma pane elétrica no carro? Nesses casos, é fundamental que você mantenha a calma e acione o pisca alerta. Dessa forma, os demais motoristas saberão que o carro está com problema.
Depois disso, posicione o seu veículo no acostamento ou na faixa da direita. Após isso, acione os serviços da sua seguradora, sendo que o ideal é que você faça isso em algum abrigo ou lugar seguro que esteja a uma certa distância do veículo.