Catalisador de carros: para que serve e quais cuidados devo tomar?
Há várias coisas que podem afetar o desempenho de um veículo e, entre os problemas mais comuns, estão os relacionados ao catalisador. Não é incomum o catalisador de carros falhar, uma vez que são, geralmente, mais sujeitos a danos externos.
Para entender melhor sobre esta importante peça do seu veículo e quais cuidados tomar, acompanhe o post!
O que é e para que serve o catalisador?
Um catalisador de carros é uma parte vital do sistema de escape do veículo, funcionando para converter gases nocivos em compostos seguros que podem ser emitidos para a atmosfera e causam menos danos ao meio ambiente. Essa parte é colocada entre o motor e o silenciador de escape, na parte de baixo do carro.
Importância da verificação periódica do catalisador
Carros equipados com catalisador podem utilizar apenas combustível sem chumbo para não danificar o equipamento. Combustíveis sem chumbo, quando queimados, produzem gases tais como o dióxido de carbono, monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de azoto, que podem ser cancerígenos.
Um catalisador de carros em correto funcionamento cria uma reação química entre esses gases, convertendo-os em relativamente inofensivos. É fundamental para o ambiente que você tenha o seu catalisador verificado regularmente para garantir que ele esteja funcionando corretamente.
Como cuidar melhor do catalisador
Há várias coisas que você pode fazer para garantir o seu catalisador tenha uma vida útil maior.
* Ao instalar o catalisador, não use pasta de escape na frente dele. Quando essa massa endurece, pode quebrar em pedaços e danificar o equipamento. Cola também pode bloquear o monólito.
* Sempre use o combustível correto para o seu carro.
* Nunca use um aditivo de combustível sem antes ler as instruções para descobrir se ele é adequado. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.
* Nunca reboque qualquer coisa que seja muito pesada para o seu veículo. Por exemplo, uma carretinha sobrecarregada vai empurrar o carro para baixo quando se viaja em declive. Isso envia o combustível não queimado para o sistema de escape e pode fazer com que o catalisador derreta.
* Tome cuidado ao dirigir através de poças profundas, valas ou estacionamentos, quando houver uma forte chuva. O catalisador opera a uma temperatura extremamente alta, e quando ele entra em contato direto com a água, o resfriamento acontece mais rapidamente do que o normal para o equipamento, fazendo com que possa haver rachaduras.
* Não estacione o seu carro sobre a grama alta ou qualquer coisa semelhante. Como o catalisador de carros opera a uma temperatura elevada, isso pode causar um incêndio no capim.
* Passe lentamente por redutores de velocidade ou estradas muito irregulares. Isso certamente reduzirá a possibilidade de danificar o equipamento embaixo do seu veículo.
* Se você estiver enfrentando problemas com o catalisador do seu carro ou suspeitar que ele esteja danificado, você deve levar seu veículo a um mecânico para inspecioná-lo imediatamente.
Testes serão feitos para ver se há alguma alteração no desempenho ou nas emissões. Também é indicado usar um medidor de vácuo para determinar se o seu catalisador está entupido. Se houver falhas nestes testes, então é necessária a substituição do equipamento, a fim de restaurar o controle de desempenho e de emissões do seu veículo.
Para mais dicas como esta continue acompanhando nosso blog.
Está procurando um veículo? Clique aqui e veja nosso estoque completo !