Hoje em dia o motor três cilindros já virou praticamente uma obrigatoriedade entre os automóveis compactos recém-lançados no mercado. São poucos os modelos de entrada que ainda resistem ao velho propulsor de quatro cilindros. O porquê disso? Os propulsores três cilindros apresentam mais benefícios do que malefícios, sobretudo para o bolso do consumidor.
O que é um motor três cilindros?
Pode parecer estranho este papo para pessoas que não possuem tanta “afinidade” com a mecânica. Porém, a retirada de um cilindro no motor de um veículo representa (juntamente com uma série de outros fatores) o aumento da potência e de torque, redução no consumo de combustível, entre outros.
Em uma breve explicação, num motor de pouca capacidade cúbica e ainda com uma quantidade menor de cilindros, o rendimento superior a uma unidade de quatro cilindros com a mesma capacidade cúbica é devido ao menor atrito criado dentro do cilindro, no processo de abertura e fechamento das válvulas e na biela com o virabrequim, por exemplo.
Além disso, eles estão sendo amplamente utilizados pelas fabricantes de carros compactos pois, além de utilizarem somente três cilindros (diminuindo o número de pistões, anéis, bielas, válvulas e molas, por exemplo), são mais curtos (diminuindo os custos no processo de fundição de bloco e cabeçote) e têm um processo produtivo menos complexo, sobretudo para posiciona-los no compartimento do motor do carro.
Quais as vantagens de um motor três cilindros?
Mais leve: por ser mais compacto e utilizar uma quantidade menor de materiais, o motor tricilíndrico também consegue ser mais leve que um propulsor de quatro cilindros equivalente. Em média, uma unidade de três cilindros consegue ser 30 quilos mais leve. Isso afeta diretamente o peso final do carro, além de beneficiar alguns outros pontos, como é o caso da manutenção em oficinas e alivio do esforço da suspensão dianteira.
Mais eficiência: outra grande vantagem de um propulsor de três cilindros é a eficiência maior, tanto no consumo de combustível como nas emissões de poluentes. Isso é possível devido às mudanças no formato da câmara de combustão e da cabeça dos pistões, resultando em menores perdas pelo sistema de escape.
Fora isso, eles costumam usar o comando de válvulas variável, uma tecnologia que melhora a maneira em que os gases entram e saem da câmara de combustão.
Menos atrito: como citado no tópico anterior, os propulsores de três cilindros conseguem trabalhar com menos atrito – num propulsor convencional, 20% da potência gerada é utilizada para combater o atrito. Ou seja, há um maior aproveitamento da potência do propulsor, resultando em respostas mais vigorosas.
Maior desempenho: um desempenho maior e melhor pode ser notado ainda por alguns outros itens, como a já citada injeção de combustível acoplada ao sistema de admissão de ar e o comando variável de válvulas.
E as desvantagens?
Maior vibração: esta é, sem dúvidas, uma das maiores desvantagens de um motor três cilindros. Como ele é dotado de um número ímpar de cilindros, há uma assimetria na distribuição de massas e forças, tornando mais difícil o seu balanceamento. Tanto é que muitas fabricantes estão dando atenção maior aos coxins de sustentação do propulsor – o EcoSport 1.5, por exemplo, tem vibração do motor similar a um conjunto de quatro cilindros.
Maiores níveis de ruído: tal característica não é uma desvantagem que afeta diretamente a condução do veículo, mas é considerada como algo desagradável por boa parte dos condutores. No entanto, é fato que os motores três cilindros conseguem emitir um barulho bem mais intenso que um carro da mesma categoria dotado de um propulsor de quatro cilindros. Uns veem tal ruído como semelhante à de um carro esportivo, enquanto outros assemelham com o de um cortador de grama.
Fonte: noticiasautomotivas.com.br
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Quer vender o seu veículo ? Entre em contato conosco clicando aqui !!
Está procurando um veículo? Clique aqui e veja nosso estoque completo!