Comprar o primeiro carro é um dos principais objetivos de muitos brasileiros, seja devido ao conforto que ele proporciona ou para ter mais praticidade na rotina. No entanto, escolher o melhor modelo do veículo pode se tornar um verdadeiro desafio.
Afinal existe uma grande quantidade de modelos no mercado, com vantagens atrativas e que podem causar dúvidas nos motoristas iniciantes. Mas, se você também está querendo investir nesse bem, confira agora algumas dicas para acertar na escolha e não se arrepender.
Entenda as necessidades que te levaram a comprar o primeiro carro
Ao comprar o primeiro carro, a tentação de investir naquele “carrão” que está na moda pode ser grande. Mas o ideal mesmo é que você analise as reais necessidades que precisará atender com esse automóvel.
É necessário anotar bem todas essas informações para não esquecer nenhum detalhe, afinal, você vai olhar muitos modelos antes de escolher. De modo geral, os modelos mais compactos são recomendados para os mais jovens.
Por outro lado, quem está na faixa dos 30 até os 50 anos e tem ou pretende construir uma família precisa optar por carros mais espaçosos. Aqueles com mais de 50 anos podem fazer ótimas escolhas usando critérios de conforto e visibilidade.
Analise os preços
Essa é a primeira coisa para fazer quando se está pesquisando por opções de carro no mercado. Afinal, não adianta comprar um veículo que comprometa todo o seu orçamento.
No geral, os especialistas indicam que nenhuma parcela desse tipo de financiamento seja maior que 30% da renda líquida do indivíduo. Isso permite que ele possa arcar com a dívida sem ter prejuízos financeiros em outras áreas.
A melhor opção sempre acaba sendo os seminovos. Pois eles conseguem oferecer todo o benefício do modelo com um custo menor do que os 0km.
Não limite as opções
Talvez você já tenha uma preferência por determinado modelo, ou então se apaixone pelo primeiro assim que começar suas buscas. Entretanto, é importante não se precipitar.
Vale a pena pesquisar outros carros da mesma categoria e que ofereçam as mesmas vantagens. Também é possível pesquisar onde encontrar o modelo de sua preferência sendo vendido como um seminovo.
Dessa forma, as chances de encontrar uma opção com o melhor custo-benefício ao comprar o primeiro carro são maiores.
Não dispense o Test Drive
Não feche negócio sem fazer um test drive antes. Afinal, ele ajuda você a conferir, na prática, se aquele carro atende às suas expectativas e necessidades – principalmente em relação ao conforto na direção.
É também nesse momento que surgem algumas dúvidas para solucionar antes de finalizar a compra, portanto, esse passo é muito importante para garantir que não haja arrependimentos.
Lembre-se dos custos para manter o veículo
Muitas pessoas esquecem que o veículo possui custos além do seu preço de venda. É preciso pagar gasolina, taxas, impostos, seguro, manutenções e várias outras coisas.
Esses valores fazem toda a diferença ao escolher o melhor carro para o seu bolso, portanto, não esqueça de incluí-los na conta.
Faça cotações de seguro
Caso você esteja em dúvida entre dois modelos, uma ótima dica e fazer simulações e cotações de seguros em diferentes sites de instituições financeiras.
Assim você descobre qual o carro que tem a apólice mais barata e qual seguradora oferece o melhor serviço pelo menor preço.
Se você tiver certeza do modelo, mas só encontrar seguros caros, é possível até dizer para o gerente da instituição que ainda está pesquisando, para tentar conseguir algum desconto favorável.
Comprar o primeiro carro se torna um processo muito mais simples e agradável quando você segue as dicas que disponibilizamos no nosso artigo. Portanto, anote tudo o que considera importante e comece agora a fazer sua busca de forma mais direcionada e eficiente para achar o melhor modelo.