Há cerca de 20 anos, o carro flex começou a circular nas estradas brasileiras. Desde então, os motoristas têm conseguido economizar e aproveitar as inúmeras vantagens que esse modelo oferece.
Mas, antes de optar por esse tipo de carro você precisa conhecer avaliar bem essas vantagens e as suas desvantagens. Apenas assim, será possível fazer uma compra de qualidade e segura para você.
Preparamos um artigo com as informações mais importantes que devem ser levadas em conta na hora de optar por um flex ou pelo convencional.
O que é um carro flex?
Desde 2003 foi disponibilizado no mercado o carro flex. Sua principal vantagem é a possibilidade de utilizar álcool ou gasolina no mesmo motor.
Isso é possível porque a injeção eletrônica identifica o tipo de combustível que está sendo utilizado
Além disso, o preço da gasolina sempre foi (e ainda é, infelizmente) extremamente variável.
Sendo assim, buscou-se novas maneiras de abastecer os veículos que ajudassem na resolução desses dois problemas.
Vantagens do modelo flex
Agora que você conheceu a história do carro flex, precisamos apresentar as 3 principais vantagens desse tipo de veículo. Confira:
Preço reduzido
Se a sua prioridade está no bolso, saiba desde já que veículos flex tem o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido. Isso foi feito pelo governo com o objetivo de incentivar a utilização de combustíveis biodegradáveis.
Obviamente escolher com qual combustível abastecer é a principal vantagem em ter um carro flex. Você pode aproveitar preços promocionais ou simplesmente encher o tanque com o que estiver mais barato no momento.
Esse fato, muitas vezes, é uma via de mão dupla. Isso porque um veículo com etanol, por exemplo, acelera com maior força. O que quer dizer?
Se a ideia é pisar forte, mas andar pouco, a opção mais atraente é o etanol. Porém, se você deseja andar mais longe, ou seja, fazer uma viagem longa, aí o mais indicado mesmo é a gasolina.
Para decidir no bolso quando abastecer com álcool a conta é fácil: o etanol deve corresponder a 70% do preço da gasolina. Nesse caso, você estará realmente economizando.
Valor de revenda
Outro ponto positivo em adquirir um carro flex é seu valor de revenda. Isso mesmo, em comparação com um automóvel que só aceita um tipo de combustível, ele tende a ser mais valorizado economicamente.
É aquela história, se eu posso ter duas possibilidades de combustíveis, porque ficar preso a uma só? Por isso, são vendidos mais rapidamente.
Menos poluente
Além desses fatores, dá para acrescentar na balança a redução do impacto ambiental, pois o álcool é menos poluente.
Desvantagens do carro flex
A principal queixa de quem tem um carro flex é o fato de que se você abastece por muito tempo com um tipo de combustível. Então, quando é feita a migração para outro, o motor demora a identificá-lo e o carro fica “aos trancos” por alguns quilômetros.
A boa notícia é que isso pode ser evitado, fazendo um rodízio de combustíveis. O recomendável é que a cada 5 mil quilômetros rodados com etanol, você encha o tanque com gasolina.
Até porque o álcool, normalmente, deixa mais sujeiras. Isso pode ocasionar corrosão no motor. Então, não se esqueça de fazer a alternância de tempos em tempos de combustíveis
Outra questão é que se você estiver em um lugar com temperaturas abaixo dos 15 graus, seu veículo vai demorar a pegar ou não vai dar partida. Para que isso não aconteça é só manter o tanque de partida a frio sempre preenchido.
Ele é um compartimento que deve ser abastecido com um pouco de gasolina. Isso evita que em temperaturas baixas seu carro flex não funcione.
Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações
Quer vender o seu veículo ? Entre em contato conosco clicando aqui !!
Está procurando um veículo? Clique aqui e veja nosso estoque completo!