Nos últimos meses o combustível tem sofrido uma série de alterações e alcançou um índice de precificação que assusta os consumidores. Ela já subiu 13% nas refinarias em 2021 e deve ficar ainda mais caro!
Porém, muitas pessoas utilizam seus veículos como forma principal de locomoção e precisam se organizar para conseguir manter esse padrão.
Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga manter seu veículo mais econômico nesse período de valores altos que podem ser aplicados tranquilamente no seu dia a dia. Confira:
- Não “amasse” o acelerador.
Você sabia que o maior consumo de combustível acontece na primeira marcha do veículo?
Ela deve ser usada apenas para deslocar o veículo o suficiente para rodar até o engate da primeira marcha.
- Não deixe o carro em “ponto morto” ou “na banguela”.
Engane-se quem acha que deixando o veículo no famoso ponto morto economizará combustível. Quando o carro está engatado e sem aceleração, o sistema diminui muito a injeção do combustível no motor. Com o veículo em ponto morto, o sistema continuará lançando combustível.
Além disso, é proibido por lei andar com veículo desligado ou desengrenado.
- Escolha o melhor trajeto
Antes de pegar a estrada, escolha o melhor trajeto através de um GPS. Assim, você evita mais tempo em circulação caso se perca pelo caminho.
- Manutenção do veículo em dia
Quer economizar combustível? Então, você precisa ter a manutenção do seu automóvel em dia.
Você sabia que pneus mal calibrados podem fazer o combustível render até 3% menos? Assim como a troca de óleo que pode aumentar o atrito das peças do motor e aumentar diretamente o consumo.
Com essas pequenas dicas você vai conseguir ter um veículo mais econômico! Agora que você já sabe, está na hora de praticá-las.